Nosce te Ipsum

"Um quadro só vive para quem o olha" - Pablo Picasso

(Nosce te Ipsum)

sábado, 13 de novembro de 2010

Epístola Saudosa



"Epístola Saudosa"

Ó queridos seres, que me abrigaram por tanto tempo!

Escrevo-vos por saber quão grande foi a intensidade de nossa aproximação. Sim! Desculpai-me se vos deixei tão vazios por muito tempo, mas sabeis quão povoados fiqueis por causa minha.

Ó queridos seres, que me tomaram com tanta angústia por tanto tempo.

Explico-vos que agora não mais irei esmagar corações vossos com meu pesado lamento. Falo-vos que não mais irei despregar vossos corpos do pensamento. Podeis apaziguados vos sentir posto que não mais apazigúe os meus doces cânticos em vossos ombros alentos.

Ó queridos seres, que me apalparam com tamanho carinho!

Agradeço-vos por terem me dado segundos de vida, mesmo sabendo que de vida eu é que vos preenchi. Mas que sem mim mais preenchidos ficareis. Posso estar já com nostalgia de minha pátria, vós, porém, dar-vos-ei a calma que é viver sem mim, mesmo sabendo que sem mim não vivereis.

Ó queridos seres, que me suspiraram todos os segundos sem vós mesmos.

Decreto-vos minhas últimas palavras. Essas sangradas e humildes palavras, para não ofuscar a alegria que sei que sentireis por viver sem mim. Profiro-vos estes meus fundos sentimentos, além disso, declaro-vos que estas minhas últimas palavras são palavras de puro altruísmo. Matar-me-ei somente por felicidades vossas.

Ó queridos seres, que nem mais se lembram de mim.

Aproveitai enquanto estou a morrer, cada último suspiro meu é um pingo de vida em vossas ânsias, sei-os que precisaríeis de mim novamente e não tardarei a chegar, mas aqui acabo minha vida, só para que vós amardes.

Ó queridos seres, que felizes sintam-se eternamente sem mim.

E que se beijem numa completude inigualável, sinto vossos íntimos em mim, mas morrerei de mim mesma por vós até poder matar-vos de mim e novamente em vós estar. As palavras desta que vos fala, esta escassa saudade, tornam-se brancas e imiscuídas com o papel já morrendo de mim mesma.

Adeus.

Desta amada e repudiada, Saudade.


(Por Marcos P. S. Caetano)




(Texto Publicado na Edição NEM SAUDADE do Grupo Eufonia de Literatura, vide link)




Palavra da Vez:

saudade (a-u ou au)
(latim solitas, -atis, solidão)
s. f.
1. Lembrança grata de pessoa ausente ou de alguma coisa de que alguém se vê privado.
2. Pesar, mágoa que essa privação causa.
3. Bot. Planta dipsacácea. = suspiro
4. Bot. Nome de várias espécies de plantas com flores de cores variadas.

saudades
s. f. pl.
5. Boas lembranças ou recordações (ex.: a antiga chefe não deixou saudades).
6. Cumprimentos a alguém (ex.: manda-lhe saudades minhas).

4 comentários:

  1. Saudade...palavrinha extranha quando ela é
    (viceral)..(Saudade)De Algo Q-nunka se teve..
    .
    ué..Mas saudade nao eh soh do Q-ja tivemos?
    Eu sinto falta de uma coisa que jamais experimentei, se isso não for saudade é a loucura em sua face mais pura.

    eh, isso realmente me faz pensar!

    ResponderExcluir
  2. Saudade,só em nossa língua esta palavra existe,o português e sua eterna saudade;este texto é esplendoroso,a saudade de reler-lo,sempre saudade é o que nos faz senti-nos de verdade...

    Um Abraço!

    ResponderExcluir
  3. ...as vezes penso estar lendo Fernando Pessoa...

    "Agradeço-vos por terem me dado segundos de vida, mesmo sabendo que de vida eu é que vos preenchi."

    Sensacional!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. "...as vezes penso estar lendo Fernando Pessoa..."

    Nossa! Talvez esse tenha sido o maior elogio que eu já recebi até hoje!

    Logo o fingidor, o poeta que mais admiro! Se eu pudesse moldar o tempo, o ajustaria para tomar um café e ter uma boa conversa com ele.

    Extremamente lisongeado, e com o ego largamente afagado, rs. Espero continuar sempre nesse nível :)

    Muito Obrigado Gabi (olha só, se fazendo de íntimo, rs), um outro abraço!

    ResponderExcluir